sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Esta é a pior época para ser criança


Hoje eu acordei nostálgico. Senti uma vontade enorme de escutar aquelas canções infantis dos anos 80 e fui lá no YouTube relembrar das músicas clássicas do Balão Mágico e do Trem da Alegria. E para completar a nostalgia, resolvi comer banana com goiabada: um dos meus pratos preferidos da infância.
Enquanto passei por essa experiência sinestésica de relembrar o meu passado de uma infância feliz, fiquei aqui pensando com meus botões sobre como é ser criança hoje em dia. E cheguei à conclusão de que ser criança hoje é muito ruim. Vejamos o porquê:

Sabemos que as crianças de hoje em dia são muito presas aos gadgets (celular, tablets e PCs) e não costumam ter um filtro para o que acessam na internet. A criançada de hoje parece ter perdido a essência do que representa ser criança: a inocência e a despreocupação com questões burocráticas da vida. É ridículo ver crianças hoje comentando sobre assuntos de adultos, sobre a alta do dólar e sobre coisas que não tem nada a ver com a realidade delas. Criança tem que correr, brincar, cantar, rir e explorar o mundo ao seu redor. Ficar plantada na frente de uma tela de LCD o tempo inteiro não pode ser algo saudável.

Sedentarismo não combina com infância

Quando eu era criança, lá nos anos 80 e 90, a programação infantil tomava toda a manhã das emissoras de tevê. Era muito bacana acordar com Balão Mágico, Clube da Criança, TV Colosso, Rede Manchete e aquele monte de desenhos animados – coisa que virou raridade hoje em dia. A programação infantil praticamente foi banida da tevê aberta de uns anos para cá.
Além da televisão, tínhamos as deliciosas canções feitas exclusivamente para as crianças que faziam a imaginação da gente voar longe. Hoje, as crianças escutam de funk a sertanejo universitário que possuem letras que não tem nada a ver com o universo infantil.
Tínhamos também a era de ouro de brinquedos e daqueles jogos de tabuleiro que reuniam toda a família. Tínhamos mais opções de entretenimento e até maior variedade de comidas e guloseimas. Eu sou da época que doces, balas, bombons, chicletes e pirulitos não tinham sido vítimas do "politicamente correto", de modo que nenhuma criança se sentia culpada por ter uma cárie. A comida daquela época tinha muito mais sabor, porque não tinha censura à gordura trans, ao sal e a outros ingredientes "maléficos" à saúde. Se você pudesse voltar no tempo e provar, por exemplo, as maioneses dos anos 80 e comparar com as de hoje, o resultado seria chocante. Hoje criança tem que comer comida light a pulso.

Eita tempo bão!

Outro problema hoje é que o crescimento desordenado das cidades gerou mais trânsito e mais violência nas grandes metrópoles. Não é mais possível brincar sozinho na rua com outras crianças, sempre tem o risco de assalto, sequestro, ladrão e carro desgovernado para manter as crianças enjauladas dentro de casa. Eu, mesmo morando numa grande capital, peguei aquela época boa de brincar e jogar bola na rua sem medo ou sem culpa.

Aproveitem bem que essa época é única em nossas vidas!

Mas o pior de tudo mesmo é o que esse bando de políticos safados estão fazendo com as nossas crianças hoje. O Brasil está voltando ao mapa da fome, os investimentos em educação estão subfinanciados devido à criminosa PEC do teto de gastos, as crianças de hoje terão que trabalhar muito mais quando adultas para terem o direito a se aposentar... Estamos destruindo sonhos, estamos destruindo o futuro do Brasil.

Pode até ser ranzinzice reacionária de minha parte, mas eu confesso que não gostaria nem um pouco de ter nascido nessa nossa época.

29 comentários:

  1. vei você e mesmo um tiozao eu nasci em 2005 e minha infância e essa eu ja assistir e curti coisa dessa época esses caras dos anos 80 / 90 se acham tao especiais

    ResponderExcluir
  2. Hoje as pessoas dizem que era melhor viver nos anos 70.

    Nos anos 70, as pessoas diziam que era melhor viver nos anos 20.

    Nos anos 20...

    O passado é muito idealizado, meusa, migos.

    Sabem de uma coisa? Em 2090 as pessoas vão olhar para nosso tempo e imaginar como era legal viver nesta nossa época. Então, aproveitem. Vocês estão vivendo o sonho de alguém do futuro.

    ResponderExcluir
  3. Ser criança antigamente só era bom para quem era de classe media, o resto tinha que trabalhar para ajudar em casa e mal tinha tempo para brincar ou seja muitos não tiveram infância.

    ResponderExcluir
  4. http://img1.joyreactor.com/pics/post/artists-old-master-art-1632729.jpeg

    ResponderExcluir
  5. o Brasil de antigamente não era exatamente melhor que hoje.
    primeiramente nos anos 60/70/80 era uma ditadura (o que já é péssimo por sinal) além de que sempre teve o "jeitinho brasileiro" e os escândalos políticos.
    talvez antes tivesse menos violência, porém muitos dos aspectos ruins do país era bem piores antigamente.

    outra a "tecnologia que nos isola", é o que mais nos dá contato com o mundo, hoje eu posso falar com parentes e amigos em qualquer canto do mundo, antigamente mal telefone existia, vc ficava restrito à um pequeno mundinho do seu bairro.

    ResponderExcluir
  6. nesta epoca eramos praticamente debeis mentais, muito mais que hoje. eramos facilmente manipulados pela televisão, não havia isso de rede social, twitter facebook. o que o Cid Moreira falasse tava falado, era aceito como verdade absoluta.
    nesta epoca a força com que acreditavamos em magia negra, fantasma, chupa cabra, bicho papão, papai noel era absurda como se estas coisas fossem mesmo verdade. e é exatamente por isto que os rituais antigos funcionavam e hoje em dia nada disto tem mais valor.
    foi um tempo de muito boato, lendas urbanas e todo tipo de maluquice. policia na rua se te olhasse torto voce já mijava nas calças, PM não costumava brincar em serviço... quando algum era preso tipo Cabo Bruno era por que ja havia chacinado centenas.
    era tudo diferente, tenho pouca saudade disto. O bom era ver que certos programas eram como passatempo da familia, todo mundo reunido em frente a televisão pra ver algum filme do Jerry Lewis, Trapalhões ou Chaves. Disto sim era maneiro ver. Mas já acabou, agora é outra era.

    ResponderExcluir

  7. Eu fico extremamente agoniado imaginando a monotonia da vida de antigamente. Definitivamente prefiro o tempo em que vivemos hoje. Também é legal notar o quanto o Brasil era uma roça até a década de 70.

    ResponderExcluir
  8. O brasil de antes era um lixo. De uma pobreza material sem fim.o povo parecia bixo, desdentado, sujo, ignorante. Remedio era cha de planta. Verminose matava.
    Meu pai entrou na policia militar com quarta serie.
    Antes puteiro bom eram aqueles que tinham meninas em idade de vaca velha (10 anos).
    Politica se resolvia no trinta e oito.
    Apesar do crime nao estar organizado se matava a rodo por qualquer besteira.
    Estudar era luxo.
    Hoje pelo menos as pessoas sabem assinar o proprio nome.
    Antes metade da populacao nao sabia.
    Quam lida com gente no dia dia, e ve pessoas mais velhas, com seus 50, 60 se horroriza com nivel de ignorancia escolar sobre o mundo. Chega a dar pena.

    O unico bom é antes as essoas tinham mais valores, nome era coisa a se zelar, bandindo era visto como leproso. E os jovens eram menos folgados e vagabundos,

    ResponderExcluir
  9. Só um adendo, se isola quem quer, não é culpa da tecnologia, tem ninguém apontando uma arma pra vc mandando vc ficar no pc postando na os...

    A tecnologia só facilita, qualquer coisa, desde matar até se isolar. Como qualquer outra ferramenta, não tem culpa das consequências de sua utilização.


    Até falaram já, pode ser a ferramenta mais poderosa para socialização. Como utilizamos as ferramentas faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  10. Isso acontece por que as pessoas mais velhas tendem a idealizar o passado por que coincide com seus anos de ouro na juventude.
    Tenho um colega quarentao que idolatra os anos 80, a famosa decada perdida, como o auge da humanidade, mas na verdade foi o auge pra ele, que era jovem, bonito, forte, de boa familia, namorador, so namorava princesa, morava numa capital litoranea, vivia como playboy.
    hoje doente e brocha devido a uma de suas incontaveis doencas, tendo que cuidar do pai mais doente ainda, solitario, e sem amigos acha o mundo moderno um lixo.
    Fica sempre ouvindo as musicas de sua juventude e acha Top Gun o apice do cinema.
    Fica falando aqueles papinhos juvenis de que o mundo ficou fresco, tudo hoje é bullyng, como se um quase cinquentao sem filhos tivesse que preocupar com esse assunto.
    Um completo idiota.

    ResponderExcluir
  11. "A programação infantil praticamente foi banida da tevê aberta de uns anos para cá". E adivinha de quem é a culpa? Dos esquerdistas que baniram as propagandas de brinquedos para as crianças na TV aberta.

    ResponderExcluir
  12. Mas é muito comum as pessoas sonharem em como teria sido bom viver numa época em que sequer eram nascidos. Viver na Roma Antiga, por exemplo. Aqui mesmo neste tópico, muitos aqui não tinham nascido na década e 70, e mesmo os nascidos na década de 80, em sua maioria, eram muito pequenos para terem experiências pessoais saudosistas dessa década.

    O passado é idealizado, mesmo que não o tenhamos vivido.

    ResponderExcluir
  13. os caras acreditavam em literalmente qualquer merda. era um tal de homeopatia, uns caras incoroporando o capiroto e fazendo pinturas borradas dizendo que eram espiritos de grandes genios, programas de besteirol "paranormal" onde hoje eu vejo o flashback caio na risada. os programas eram zoados, menina chorando cristal, santa chorando "sangue" claramente alguém jogando tinta guache ali com uma seringa e altos "milagres" acontecendo.
    estas porras deviam até existir mesmo devido a fé que depositavam que é capaz deles tomarem forma e passarem a existir pra valer de tamanha era a crença nos ovnis e fantasmas.
    o filme O Exorcista fazia machão mijar nas calças, estes filmes de terror eram picas porque todo mundo meio que acreditava nestas merdas.

    ResponderExcluir
  14. No inicio do texto ele fala da infância dos anos 80 e 90 como se só essa época as crianças fossem felizes, mas eu vivi a minha infância nos anos 2000 e foi muito boa e tive brincadeiras como todas as outras, como: jogar bola, se esconder, pega pega, queimada, policia e ladrão, etc.

    ResponderExcluir
  15. Outra coisa, os desenhos dos anos 80 eram horríveis!!! Eles só faziam desenhos para vender brinquedos mas não tinham qualidade. Agora os desenhos do inicio dos anos 2000 eram ótimos como esses: Rocket Power, Rugrats, Danny Phantom, As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio, Invasor Zim, Avatar: A Lenda de Aang, Medabots, Megas XLR, etc.

    ResponderExcluir
  16. Concordo em partes. Criança tem que ser criança sim, tem que brincar na terra, ir se balançar o Playground, mas não vou privar de estar em contato com a Tecnologia. A importância que tem o ser humano acompanhar as mudanças e inovações tecnológicas, depois cresce um ser humano atrasado, parado no tempo, concordo com os limites, realmente tem que ter sim, agora privar a criança de usar a tecnologia não, se a tecnologia avançar e o ser humano não, no futuro isso lhe trará problemas, pois pessoas que são anti-tecnologia e geram problemas profissionalmente, tem que aprender cedo, porque depois ao passar do tempo fica mais difícil.

    ResponderExcluir
  17. TV Globinho, Bom Dia e Companhia, tivemos sim ótimos programas de desenhos no inicio dos anos 2000.

    ResponderExcluir
  18. Cada dia pego mais ódio desses saudosistas dos anos 80 e 90.
    Os caras imundaram a internet com essa nostalgia forçada impedindo a inovação da juventude florescer.

    ResponderExcluir
  19. Esses babacas nostálgicos vieram para a internet para reclamar e se acharem superiores como se nos da geração 2000 não tivéssemos infância.

    ResponderExcluir
  20. Vocês deixaram tudo mais chato e a culpa é nossa?

    ResponderExcluir
  21. Cada geração se diverte da forma que achar melhor. Com certeza tinha pessoas mais velhas que reclamavam que a sua geração viva assistindo TV ou jogando videogame ao invés de brincar na rua.

    ResponderExcluir
  22. A melhor época foi de 2000 a 2009, com a economia florescendo, educação melhorando, direitos sociais e as crianças tinham o melhor dos dois mundo com brincadeiras nas ruas e a tecnologia como DVD,s, jogos eletrônicos, computador, filmes de super-heróis e fantasia com efeitos especiais incríveis, internet, fóruns, redes sociais, Youtube, séries, livros de fantasia, etc.

    ResponderExcluir
  23. Eu discordo em relação ao entretenimento, eu acho que vivemos a melhor época para o entretenimento e é só olhar para o computador um canivete suíço de diversão, já que nele com a internet a pessoa pode baixar filmes, jogos eletrônicos, livros, quadrinhos, música, séries e tanta coisa que as vezes nos deixa confusos.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Relaxa unknown!!! Nasci em 1974 e tem algumas coisas que tenho saudades sim
    -Pois quando era adolescente era diferente a infância era menos precoce tudo mais inocente do que hoje...mas ficou no passado.mas me lembro de uma fase "zuada"...no meu tempo telefone era para rico,tv a cores também,universidade nem pensar..mlk meu sonho era ter uma bicicleta e o meu pai não tinha como comprar.
    - ironia a minha filha abondonou a dela na garagem ...
    Então algumas coisas a gente relembra com saudosismo sim , mas cá entre nós curto o presente , porque é nele que estou e a tecnologia hoje em dia n dispenso para nada ...e a molecada de hoje é mais precoce e tudo no seu tempo.

    ResponderExcluir
  26. É infelizmente nossas criancinhas não tem mais aquela liberdade de antes por causa dos babacas do Politicamente correto
    Além de desmasculinizar os meninos com essas doutrinas marxistas do capeta Que só destroem o nosso país
    Só falta aprovar aquela lei absurda que diz que ninguém nasce menino ou menina
    Mas eu tenho fé de que os dias bons virão novamente.

    ResponderExcluir
  27. As respostas a esses comentários, para quem se interessar, estão neste post.

    ResponderExcluir