quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Nunca mais verás infância como antigamente


Há alguns dias, publiquei um post explicando porque eu acho que esta década atual é a pior década que vi para ser criança. Citei várias coisas que eu achava positivas sobretudo durante os anos 80 e 90 e comparei com hoje. E parece que muita gente não gostou (ou não entendeu) e encheu de críticas nos comentários. Tirando os idiotas que ficaram xingando e tentando ofender, a maioria dos que comentaram por lá não prestou atenção nas três críticas centrais que fiz: a adultização precoce das crianças, os perigos desta geração violenta e a quase ausência da preocupação em se colocar as crianças de hoje como público alvo. Eu até pensei em responder alguns comentários por lá, mas como eu estou sem tempo e sei que cada resposta ia gerar mais respostas, preferi então escrever um outro post para colocar os pingos nos 'is'. Então alguns pontos precisam ser esclarecidos:

1-Hoje é uma época muito ruim para ser criança por tudo que foi dito naquele post, especialmente porque hoje o mundo está bem mais perigoso, especialmente para quem está na primeira infância. Temos mais carros nas ruas, mais violência e a pedofilia é uma ameaça constante para as crianças que acessam a internet. Além disso, a internet não tem filtro parental. A web é um universo extremamente hostil para crianças menores de 8 anos que não possuem discernimento para julgar o que é adequado ou não para a faixa etária delas. Sem um adulto para monitorar, os pequenos viram alvo fácil de toda a escória que vaga pela internet.

2-A tecnologia nos isola fisicamente SIM. Eu conheço pessoas que se comunicam dentro da própria casa por Zap ao invés de se falarem cara a cara. É claro que graças à internet é possível abrir um canal de comunicação com muito mais pessoas, mas isso teve um preço, evidentemente.

3-Ser adolescente hoje é, sem dúvida, bem melhor do que era dos anos 90 para trás, porque a tecnologia permitiu maior acesso à informação livremente. Mas para CRIANÇAS, hoje tudo é mais arriscado. Excetuando-se as criança que vivem em condomínios fechados e que são monitoradas constantemente, para todas as outras, tudo está mais perigoso e limitado por questões de segurança. Brincar na rua hoje com outras crianças – como eu fazia – é muito perigoso.

4-Nem programação infantil temos mais na tevê aberta, de forma que os bons desenhos de hoje praticamente só têm espaço na TV a cabo. Hoje criança que liga a tevê de manhã tem que assistir, por exemplo, a Ana Maria Braga preparando pratos afrodisíacos para despertar a libido dentro do casamento: assunto que não interessa a criança nenhuma.

5-A década de 2000 (de 2000 a 2009) foi um década de transição: ela teve coisas boas e ruins (mais boas do que ruim) para quem foi criança nessa época. A minha crítica é mais focada sobre a década atual.

6-As coisas que eu disse são minha opinião, não são verdades absolutas. Eu conheço outras pessoas que têm a minha idade e que discordam de mim com argumentos decentes. Mas para mim, esta última década tem sido um horror para as crianças. Eu não gostaria nem um pouco de nascer em 2017 se soubesse o que perdi antes e o que me espera no futuro.

7-E sim: só quem foi criança naquela época sabe como as coisas eram (tanto as coisas boas quantos as ruins). As pequenas idiossincrasias daquela época não voltarão jamais e foram marcadas a ferro e fogo na memória da geração Y. Portanto, se você não foi criança até os anos 90, não tente criticar algo que você não vivenciou ou não conhece.

E viva os anos 90!

Gostando ou não, a década de 90 foi única!

Ué, não gostou?
Olha a minha cara de preocupação:


4 comentários:

  1. Então fechou kkk!!!
    Molecada perdeu esse tempo que não volta mais... peão e bolinha de gude no campão só quem viveu sabe como é... é mágico sem palavras.

    ResponderExcluir
  2. mais Wellington eu sou dos anos 2000 e tive uma infância parecida eu acho que vc deveria citar 2010 pra frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara ele disse do post que de 2000 a 2010 foi uma epoca de transiçao, ou seja teve pessoas que viu muita internet como você, que viu moderado como eu e pouco deve ser alguem de algum interior ou que os país sao tecnofobos, isso existe?

      Excluir