quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Somos como búfalos e leões


Podemos dizer, a grosso modo, que a sociedade brasileira está dividida em dois grandes grupos: os ricos e os pobres. Os ricos são todos aqueles que vivem de rentismo, ou seja: eles têm tanto dinheiro em suas contas suntuosas e em seus investimentos que não precisam trabalhar nunca. O dinheiro deles se multiplica cada vez mais em progressão geométrica graças aos juros infinitos. Já os pobres são todos aqueles que precisam trabalhar para sobreviver e pagar as suas contas – o que inclui desde o peão de obra até a arrogante classe média. Nessa sociedade de ricos e pobres, os ricos são os predadores e os pobres são as presas, porque o sistema capitalista baseado na concentração de riqueza (neoliberalismo) funciona essencialmente drenando dinheiro dos pobres para os mais ricos. Ou seja, quem trabalha sustenta quem não trabalha – e são justamente os que não trabalham que controlam o sistema através do poder do dinheiro.
Se compararmos com os búfalos e leões nas savanas, nós – os pobres que formamos a imensa maioria da população – somos como os búfalos, ou seja: as presas. Já os plutocratas (ricos em geral) são os leões que nos devoram. E os leões enxergam os búfalos exclusivamente como alimento para matar sua fome, nada mais que isso. Não existe compaixão ou empatia entre essas duas espécies. A única maneira dos búfalos se protegerem dos leões é se organizando e adotando estratégias coletivas de defesa para que a manada inteira não vire almoço dos felinos.

Este é o retrato do Brasil de hoje

O problema é que nós, os búfalos, apesar de sermos maioria e de juntos termos força de sobra para colocar qualquer leão para correr, preferimos brigar uns contra os outros, achando que outros búfalos é que são o problema. E para piorar, há búfalos ajudando os leões a nos caçarem ao invés de se unirem à manada para nos defender deles.

Enfim, estamos vivendo numa época de fartura para os grandes predadores. Cabe a nós parar esta carnificina contra nós mesmos. Ou botamos os leões no seu devido lugar, ou viveremos para sempre nessa balbúrdia aterrorizante, nessa vida de gado suicida totalmente alienada da realidade.

Nunca duvide da força de uma manada de búfalos

4 comentários:

  1. os pobres que apoiam politicos ultra liberais preferem morrer do que perde a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O neoliberalismo é o maior esquema de pirâmide do mundo.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=gM5D95z_jhU

      Excluir
    3. e o socialismo e a maior dieta isso vc numca fala ne ?

      Excluir