sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Teremos uma nova Guerra da Tríplice Aliança?


No século XIX tivemos a última grande guerra no continente sul-americano, que foi a Guerra do Paraguai (ou Guerra da Tríplice Aliança). Brasil, Argentina e Uruguai foram instigados pela Inglaterra a atacar o vizinho Paraguai por razões políticas. Agora, em pleno século XXI, estamos ensaiando os passos para uma nova Guerra no nosso continente. Brasil, Peru e Colômbia estão sendo convencidos pelos EUA a se unirem militarmente contra a Venezuela. Trump, como mostram as manchetes abaixo, já começou as negociações.




Uma nova guerra na América do Sul seria interessante para os EUA por duas razões. A primeira é que com os sul-americanos lutando entre si, nenhum soldado norte-americano precisará arriscar a vida contra o exército de Maduro. E a segunda razão, como já alertei em outro post, é para animar o capitalismo, ou melhor: para enriquecer a indústria bélica estadunidense. Como Brasil, Peru e Colômbia estão territorialmente próximos da Venezuela e possuem governos aliados aos EUA, eu diria que a possibilidade de uma guerra não seria mera especulação.
Já imaginou que vergonha será você ser convocado pelas forças armadas para cometer um genocídio contra os nossos irmãos venezuelanos?

Fontes:
Trump e a Colômbia
Trump e o Peru
Trump e o Brasil

6 comentários:

  1. eu aceitaria ir para a guerra

    ResponderExcluir
  2. E pensar que tinha gente de esquerda apoiando esse merda como o Eduardo Lima, porque segundo eles o Trump era contra agenda global e blá, blá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E era, por isso nem do partido republicano nem do partido democratico queriam que ele ganhasse. Desde logo o diabolizaram com tudo o que podiam para o condicionar.

      Mas para voce ter uma noção da complexidade e da teia emaranhada em que as coisas funcionam sugiro-lhe que leia o artigo do link abaixo, se tiver o minimo de paciencia (pois sei que o Brasileiro na generalidade e de leitura tipo fast food) mas o texto nao e assim tao longo quanto isso.

      http://blogdoalok.blogspot.pt/2017/09/quem-governa-os-eua-elites-em-tempos-de.html#more

      Voces Brasileiros sao muito impulsivos e tendem a ver tudo ou a preto ou a branco quando na realidade o mundo funciona num largo espectro cinza.

      Ahh e quem nao alinha com o estado profundo vai para o ceu mais depressa. Lembra-se do que aconteceu a JFK ? ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir