sábado, 14 de outubro de 2017

A inocência de Ciro Gomes


Sejamos francos: Ciro é um cara inteligentíssimo, correto, honesto, trabalhador, extremamente preparado, competente, determinado. Porém, às vezes flerta com uma inocência que me faz questionar quais são as suas reais intenções. O modelo de governo progressista e nacionalista proposto por ele não faz parte dos planos da burguesia para este país. As classes dominantes não deram um Golpe de Estado contra a Dilma para permitir um novo governo de centro-esquerda no poder. O único governo que será permitido pela nossa plutocracia pelos próximos anos é um governo voltado para o mercado e para os interesses estrangeiros. Ou você abraça o neoliberalismo, ou será sumariamente arrancado da presidência da república.


A proposta ideal para um progressista que realmente deseja mudanças estruturais no sistema é a reformulação radical das bases políticas deste país que deve ocorrer através de uma nova constituinte voltada para os interesses do povo – e não apenas da burguesia. Não adianta trocar o presidente mantendo a essência elitista da nossa semidemocracia representativa, porque o sistema inteiro está corrompido – aliás, o sistema inteiro foi construído para favorecer à corrupção do mercado: corrupção esta que quase nunca é noticiada, porque envolve os magnatas que controlam o poder. A atual democracia é, na verdade, um fetiche da esquerda moderada, porque, lá no fundo, essa esquerda não quer que este sistema mude. Democracia verdadeira tem que ser construída por e para os trabalhadores, que são aqueles que produzem a riqueza de um país através da sua força de trabalho. A nossa democracia burguesa não respeita o voto popular. Se um governo não agradar aos grandes capitalistas, a alta burguesia – através dos seus lacaios (políticos, militares e juízes) – sempre irá destituí-lo sem o menor pudor. Foi assim com Allende, Jango, Lugo, Dilma e será também com um Ciro. Achar que os nossos oligarcas irão criar juízo e pensar no lucro a longo prazo é uma tolice.


Portanto, reitero: Ciro é uma espécie de candidato ideal na teoria, porque na prática, a sua candidatura já traz o germe do fracasso na raiz. E mesmo que hipoteticamente Ciro conseguisse se manter no poder, dificilmente conseguiria governar porque seria atacado e sabotado 24 horas por dia pela imprensa e pela oposição carniceira. Se querem realmente um democracia, então temos que começar a fazer as coisas direito desde as suas bases. Remendos numa democracia burguesa nunca resolverão as mazelas sociais deste país.

"Dessa Constituinte eu não espero muita coisa...porque é uma farsa...Existe todo um esquema em cima para que se faça uma Constituinte que tenda aos interesses de quem já está sendo beneficiado pelo atual sistema" 
(Dr. Mao, vocalista da banda punk Garotos Podres, em 1988)

4 comentários:

  1. Como posso refutar aquele tipico "argumento" utilizado pela direita que é "no comunismo as pessoas passam fome"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta enviar os indicadores sociais de Cuba para quem pensa isso. Se insistirem, basta dizer que o capitalismo matou (e mata) muito mais de fome que o comunismo matou em toda a história.
      Eu vou escrever em breve um post com refutações a várias frases deste tipo.

      Excluir
    2. mas você mesmo falou que cuba não completamente comunista

      Excluir
    3. Sim, mas para a direita brasileira, Cuba é.

      Excluir