segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A oligarquia não quer Bolsonaro


Algumas pessoas estão surpresas com o fato da grande imprensa corporativa estar atacando o deputado Jair Bolsonaro. Mas eu não vejo motivo algum para surpresa. Bolsonaro nunca fez parte do clubinho de políticos queridinhos da nossa oligarquia. Os políticos queridinhos da nossa elite econômica sempre foram filiados aos PSDB e DEM. Bolsonaro, mesmo com esse discurso recente de aproximação com o mercado, não consolida confiança na direita rentista. Bolsonaro não é lucidamente subordinado ao mercado, por isso a desconfiança da elite. Pelo histórico controverso e pelo seu discurso tragicômico de apelo populista, o deputado do PSC mostra-se como um candidato caricato: um autêntico bobo da corte. Além disso, Bolsonaro não apresenta um plano de governo sólido para tirar o país da crise. O conhecimento dele sobre economia, por exemplo, é pífio. As pessoas que pretendem votar no Bolsonaro estão seduzidas por uma solução simplista e reducionista para os problemas do Brasil. Só que para tirar o Brasil deste mar de lama é necessário muito mais que uma simplificação grosseira de projetos do campo legislativo.
Mas o que realmente assusta a nossa burguesia é que Bolsonaro está colocando o sério risco de termos no segundo turno de 2018 uma disputa entre a centro-esquerda e a extrema-direita. Sem um candidato neoliberal de confiança para disputar as eleições, a alta burguesia poderá se sentir forçada a destruir todo o sistema presidencialista implantado após a redemocratização para que seus interesses sejam atendidos. 


Enfim, o que o "mito" precisa se preocupar mesmo é com a fatia fascistoide de seu eleitorado que enxerga nele um sinal verde para exteriorizar impunemente discursos de ódio contra minorias. É essa gente que acaba passando dos limites e termina naturalizando o discurso preconceituoso e extremista. Bolsonaro pode se arrepender amargamente por estar surfando na onda do fascismo, porque uma vez solta, a besta do fascismo torna-se incontrolável. 


O fato é que Bolsonaro não é solução para nada no atual momento de instabilidade geopolítica que estamos vivendo.

3 comentários:

  1. Chora mais wellington f
    Por que o seu choro é combustível por que vai ter bolsonaro sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora esperar até 2018 pra ver quem vai chorar.

      Excluir
    2. E será você que vai chorar isso sim
      @bolsonaro2018 hahaha.

      Excluir