quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O mundo ideal


Imagine um mundo sem fronteiras, sem Estado, sem propriedade privada, sem dinheiro e sem classes sociais. Imagine um mundo onde ninguém precise trabalhar 8 horas por dia em empregos de merda para se estressar e ganhar um salário humilhante que, no fim das contas, é usado para comprar um monte de quinquilharias descartáveis que só servem pra poluir o planeta. Imagine um mundo onde ninguém precise pagar impostos e onde os bancos privados não controlem a política, a imprensa e o seu modo de pensar. Imagine um mundo sem fanatismo religioso, sem armas, sem violência e sem degradação ambiental. Imagine um mundo onde haja uma democracia direta sem a interferência do capital nas decisões políticas.

Imaginou?

Perfeito. Esse mundo pode existir e já foi projetado desde os anos 70 por um nobre senhor. O tal Projeto Vênus pode parecer uma utopia, mas quantas utopias já não se realizaram? Colocar o homem na Lua foi uma utopia, mas lá fomos nós e pimba. Eliminar a miséria foi uma utopia, mas as sociais democracias foram lá e pimba. A cura da tuberculose foi considerada uma utopia, mas os cientistas foram lá e pimba. Chamar algo de "utopia" é uma desculpa que os preguiçosos usam para não saírem da sua zona de conforto. O mundo pode e irá mudar para melhor. E eu acredito veementemente nisso.

2 comentários:

  1. Você diz que a "utopia" é uma desculpa para preguiçosos ficarem em sua Zona de Conforto. Já eu encaro a utopia de outra forma: algo que deve ser impossível de ser alcançado, mas que está lá para nos motivar a chegar o mais próximo possível disso.
    (Ah, e nenhuma vez foi dito que era uma utopia o homem chegar à Lua, ou curar a tuberculose, "só" diziam que era muito difícil, geralmente utopia é usado para designar "mundos perfeitos mesmo (embora nem sempre))
    Eu pessoalmente não boto minha fé em projetos que juram que vão resolver todos os problemas da humanidade, pois acho que isso é uma forma de messianismo (igual os candidatos que falam que vão resolver tudo). Fora que isso nunca foi testado nenhuma vez, e também há muitas dúvidas não respondidas por esse projeto, como por exemplo, se não há países, como a humanidade irá cooperar de forma global? Isso não é um comentário com a intenção de trollar, essa é só um pouco do meu ceticismo SINCERO sobre esse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.

      O projeto Vênus inclui também toda uma metodologia de aplicação. Da mesma forma que existe uma diferença entre o socialismo utópico e o socialismo científico, também há uma diferença entre o anarquismo e o 'cyberanarquismo' do projeto Vênus. Eu também tenho várias questões com relação a este projeto, mas eu ainda o considero o mais instigante modelo de sociedade proposto até hoje.

      Excluir