sábado, 16 de dezembro de 2017

O racismo não merece trégua


O racismo está em todos os lugares deste país: na escola, no trabalho, nas ruas, na internet, nos tribunais, nas delegacias, nos esportes, nas novelas, nas músicas, nos games, nas piadas, na linguagem, na nossa forma de pensar... Quando vemos artistas sendo atacados nas redes sociais apenas por causa da cor da pele, estamos apenas constatando a ponta de um iceberg. Segundo a ONU, os negros são os que mais são assassinados, os que têm menor nível de instrução, os menores salários, o menor acesso à saúde, os que morrem mais cedo e os que menos participam no Produto Interno Bruto (PIB). O racismo é praticamente institucionalizado no Brasil.

Estamos num momento de transição muito complicado da história humana, de onde saímos recentemente da barbárie e estamos tentando ingressar paulatinamente na civilização. O racismo foi naturalizado por séculos e dividiu a nossa sociedade. Estamos naquela fase onde estamos começando a contestar o racismo e a perceber as injustiças históricas que sobrevivem até hoje por conta dessa desigualdade étnica. Hoje temos muitos embates na internet (e fora dela também) porque há uma guerra entre o passado colonial e o futuro igualitário em andamento. Por isso é um dever de todos os que possuem empatia e desejam uma civilização mais fraterna lutar contra este racismo visceral que permanece ora de forma latente, ora de forma escancarada. Mas o inconformismo apenas não basta: é preciso educar as crianças desde cedo para abominarem qualquer forma de racismo; é preciso apoiar políticas igualitárias e inclusivas; é preciso dar mais oportunidades para que negros e pardos possam ocupar cargos e posições de destaque na sociedade; e é preciso, sobretudo, dar o bom exemplo.

Mudar é possível e é preciso. Depende de nós.

Namastê.

2 comentários:

  1. Sei que não tem nada a ver com o post, mas... vc que é designer, o que que um designer faz exatamente? quando tu me disses que era designer vc me deixou mas com duvidas do que com certezas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Designers fazem projetos, normalmente atrelados à programação visual ou ao projeto de produtos.

      Excluir