quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Vem aí o golpe do parlamentarismo


Diante da incapacidade de deter o crescimento de Lula nas pesquisas e de produzir candidatos viáveis, o que tem restado como solução desesperada para a elite tem sido o parlamentarismo, ou melhor: o 'semiparlamentarismo'. Apesar do parlamentarismo ter sido amplamente rejeitado pela população no plebiscito feito em 1993, os políticos corruptos e a direita golpista estão se articulando para tentar impor um parlamentarismo disfarçado. Esse parlamentarismo serviria tanto para salvar Michel Temer quanto para manter os planos de governo da direita de pé por décadas. E isso, claro, não passa de mais um Golpe contra a população. Aliás, é interessante ver como a direita está desesperada, porque já se fala abertamente em golpe militar, parlamentarismo e até mesmo no cancelamento das eleições de 2018. As saídas da direita para 2018 não são mais democráticas. Isso acende um sinal vermelho para que todos estejam alertas para defender com unhas e dentes a democracia e as eleições diretas.

O semiparlamentarismo
O golpe do parlamentarismo não pode ser dado de forma abrupta e descarada para não ser rejeitado pela população. O mais provável é que os três poderes se unam para deformar o presidencialismo através de um grande acordo que transfira paulatinamente os poderes do presidente da república para o de um primeiro ministro eleito pelo congresso corrupto. O presidente não seria capaz de tomar nenhuma medida no poder e serviria apenas como figurante do processo. O presidente teria a mesma importância política que a rainha da Inglaterra, ou seja: seria uma figura meramente diplomática que não possuiria qualquer poder político. A ideia é mais ou menos essa: pode ganhar a eleição, mas não pode governar. Assim sendo, as eleições de 2018 seriam apenas uma fraude, uma farsa, para as pessoas acreditarem que ainda há um presidente governando o Brasil.

Partidos que estão a favor do povo e contra o sistema

A importância de saber votar para o poder legislativo
Se o povo votasse para o legislativo (deputados e senadores) com a mesma coerência com que vota para o poder executivo, não teríamos sofrido o Golpe em 2016. O povo, a duras penas, aprendeu a votar para o poder executivo. Isso porque ao votar para presidente e governador, as pessoas olham o partido, as propostas e o plano de governo do candidato. Mas para o legislativo, infelizmente, a maioria das pessoas ainda vota no mais bonitinho, no mais simpático, no que tem o jingle de campanha mais divertido, no que faz palhaçada, no que promete arrumar uma vaga de emprego, no amigo, no pastor, no professor, no cara que deu um par sapatos, etc.
Daí que, por conta dessa falta de bom senso ao votar para o legislativo, o nosso parlamento é tomado por ruralistas, fanáticos religiosos, corruptos, servos do mercado e oportunistas de todo tipo. Por isso é preciso ver o que cada candidato defende, o partido ao qual ele pertence e o seu histórico. Na dúvida, é sempre bom votar em siglas progressistas como PT, PCdoB, PDT, PCO ou PSOL. Também é interessante votar em mulheres e negros que são minoria na nossa política para melhorar a nossa representatividade. Lembre-se que ou o deputado está do lado dos trabalhadores, ou está do lado da elite burguesa, não tem meio termo. E quem está do lado da elite nunca está do lado do povo. Devemos votar em ideias e não em políticos.
Com um congresso de maioria nacionalista e progressista, teríamos reforma política, reforma agrária, reforma tributária, fim do financiamento privado ilimitado de campanha, reforma na educação, auditoria da dívida pública e regulação da mídia. O único jeito de se reverter todas essas reformas golpistas e ter um governo lutando ao lado da população ao invés dos muitos ricos é votando direito para o legislativo.

O Brasil precisa de mais mulheres politizadas no poder

Portanto, volto a afirmar: vote em deputad@s e senador@s dos partidos que defendem os interesses da população para que não sejamos governados por um Temer ou Aécio até o fim dos tempos.

2 comentários:

  1. Ô seu comunistinha de merda!
    Me explica aí então o que é que tá acontecendo com a Venezuela, seu idiota.
    Tá mais do que provado que bandeira vermelha não serve como modelo de governo.
    Mas tu é um Zé Mané viu, ô cumpadi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crise política na Venezuela ocorre justamente porque o parlamento - que é dominado pela oposição DE DIREITA - não deixa Maduro governar. Se o parlamento fosse majoritariamente DE ESQUERDA, não haveria qualquer crise na Venezuela.
      Entendeu ou quer que eu desenhe, santa?

      Excluir