terça-feira, 13 de março de 2018

O terraplanismo foi a ideia mais idiota que eu já vi


Eu sei que ninguém aguenta mais esse assunto, mas é preciso por um ponto final nessa teoria conspiratória desmiolada que defende que "a Terra é plana". Na manhã de hoje, eu assisti a dois vídeos no YouTube onde os seus autores traziam "provas irrefutáveis" de que a Terra é plana. Diante das supostas "provas", só existem duas reações possíveis para quem já passou pelo ensino fundamental e ainda bate bem do juízo: ou você ri, ou você chora. São tantos erros absurdos, tantas falácias e tantas alegações sem fundamento que chega a causar revolta. As tais "evidências" da Terra plana são todas risíveis. Aquele experimento podre de usar uma régua alinhada com a linha do horizonte para provar que a curva da Terra não existe é de uma burrice chocante. Ora, como um planeta de mais de 12 mil km de diâmetro pode se limitar à projeção de uma escala tão pequena quanto a de uma régua? O sujeito não pára para pensar que 9 km ou 10 km não representam uma distância suficientemente grande para se projetar a curvatura do planeta?
Outra prova tosquíssima foi de que um helicóptero numa Terra esférica só precisaria levantar voo em linha reta e ficar suspenso no ar, parado, para a Terra girar e assim ele chegar a outro ponto do planeta sem sair do lugar. Isso não faz o menor sentido porque o helicóptero está preso ao planeta através da gravidade – gravidade esta que os terraplanistas negam que exista, já que a Terra plana estaria sempre subindo no espaço para "simular" a gravidade. Enfim, os terraplanistas teriam que reescrever todas as leis da física para tornar a hipótese deles apresentável. Eles teriam que comprovar através de cálculos que força é essa que joga a Terra para cima no espaço sideral e "simula" a gravidade.

"Prova" de que a Terra é plana.

Outro problema da Terra plana é que o sol não poderia estar na distância próxima que eles dizem que está do nosso planeta, pois dessa forma ele pulverizaria a Terra. Os ventos solares, a alta temperatura da fusão nuclear e a radiação de um pequeno sol próximo matariam qualquer coisa viva. Além disso, seria impossível que a lua e o sol orbitassem um planeta plano, como defendem os terraplanistas.
Isso sem falar de muitos outros fenômenos que os terraplanistas não explicam, tais como os eclipses lunares, a força de maré, os solstícios e equinócios, a velocidade orbital dos satélites, a velocidade de escape, a paralaxe estelar e o fato de que todos os outros corpos celestes são esféricos.
Você por acaso já viu algum eclipse assim?

Enfim, a hipótese da Terra plana é só um meio de dar mais visualizações e dinheiro para meia dúzia de malucos que faturam com teorias conspiratórias toscas e sem noção. Essa discussão sobre o formato da Terra não existe no meio acadêmico. Somente a internet é capaz de tolerar ideias tão idiotas e absurdas quanto essa.

Se você acha que a Terra é plana, por favor, volte para o ensino fundamental.

4 comentários:

  1. Wellington, você é tão inteligente que não deveria se ocupar de refutar as alegações desse bando de idiotas. Cara, tem gente pra acreditar em tudo, é incrível a ignorância humana. Aliás, ser ignorante não é defeito: o erro é achar que não precisa de mais conhecimentos. Só de saber que existem pessoas que acreditam em fantasmas, espíritos, horóscopo, boto que dança (minha avó!), imagem de Jesus num tronco de árvore, azar por passar debaixo de escada e previsões dos videntes e sensitivos para o ano novo dá vontade de chorar e pedir pra nascer num planeta menos idiota. Quantos aos fantasmas, felizmente com o advento das câmeras em quase todos os locais públicos e privados e também em todos os celulares, observei que caiu muito o número de pessoas que dizem ter visto vultos ou algo do tipo, não acha?

    ResponderExcluir
  2. terraplanistas, vulgo: terretardistas são o pior lixo q a direta câncervadora dos gestapos unidos já conseguiu produzir, supera "psicólogos" (sic) "evolucionistas" (sic) [não são um e nem outro], ancapetas e outros conspiraloucos

    ResponderExcluir
  3. Wellington esses argumentos são muito fracos mas esse cara e irrefutable https://www.youtube.com/channel/UCuOClRrqlog6z_pML3RJAKg

    ResponderExcluir