terça-feira, 10 de abril de 2018

A burguesia não sabe em que problema se meteu


O que eu percebi de uns tempos para cá foi que a nossa elite econômica perdeu completamente a noção do perigo. É preciso muito desespero – ou muita debilidade de suas faculdades cognitivas – para uma classe dominante encarcerar sem provas um ex-presidente conciliador de classes que fortaleceu o sistema capitalista com a redistribuição de renda. Lula não chegou nem mesmo a ser um reformista do sistema capitalista, porque não fez nenhuma reforma de base. Ora, se perseguem, caluniam e prendem um conciliador, realmente é porque a coisa deve estar muito feia para o lado da burguesia. O problema maior nisso tudo é que agir contra os anseios populares encarcerando injustamente o maior e mais querido presidente do país desde a redemocratização é um tiro no pé neste momento. Se o capitalismo está em crise, se a burguesia está se sentindo acuada e se o capital especulativo internacional está desesperado, a solução jamais poderia ser prender o Lula. Lula deveria ser usado novamente como um mediador neste momento difícil para evitar revoltas, radicalismos e pensamentos revolucionários por parte da esquerda. E aí que a burguesia faz exatamente o contrário: prende o maior aliado dela para manter o seu plano de dominação da população. É muita burrice. E uma burrice que pode custar caro.

Esse povo não está para brincadeira

Não sei se os plutocratas brasileiros conhecem um tal de Nick Hanauer e o seu recado de importância vital para as oligarquias globais. Hanauer disse com todas as letras aos colegas plutocratas que não se deve agir de forma desmiolada e egocêntrica neste momento. Ao bater de frente com a classe média e com as classes populares ao mesmo tempo, a elite rentista está procurando sarna para se coçar. E numa época com internet livre é que a coisa fica ainda mais perigosa. Nem mesmo a intimidadora ameaça de golpe militar está surtindo efeito. Aliás, um golpe militar neste momento seria colocar gasolina na fogueira, porque a ditadura deixaria de ser velada e seria reprovada pela maioria da população. Além de não existir mais clima para ditaduras militares, elas causariam revoltas internas e reprovação internacional.

Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões!

Ainda há tempo para evitar um desastre. Se a burguesia não quiser colocar fogo no país, recomendo cautela e negociação com as classes populares. O povo (a grande massa) pode não fazer uma revolução em nome do socialismo, mas apoiaria totalmente uma revolução que colocasse um Lula lá de novo. E para pesadelo da burguesia, esse novo Lula terá que ser reformista para poder sobreviver e proteger o povo da tirania burguesa. Vai chegar um momento que o país não vai mais aguentar esse neoliberalismo criminoso e alguma coisa vai acontecer. E tomara que ninguém precise morrer neste processo.

2 comentários:

  1. Você acha possível surgir uma nova internacional comunista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possível até é, mas para isso precisa antes ocorrer uma revolução no coração do capitalismo mundial: os EUA. O próprio Marx acreditava que o capitalismo é a primeira fase rumo ao comunismo. Pois quando o capitalismo entrar em uma crise autodestrutiva irreversível, um sistema melhor e mais humano há de se impor.

      Excluir