quarta-feira, 4 de abril de 2018

O Brasil chegou ao fundo do poço


A mensagem intimidadora deixada ontem pelo comandante das Forças Armadas – e lida em tom enfático e ameaçador por Bonner no final do jornal Nacional – foi o maior absurdo que já ouvi desde a redemocratização. As Forças Armadas não possuem autoridade legal para pressionar (ou mesmo ameaçar) o STF. É inconstitucional que o Exército se manifeste politicamente com relação às decisões do Poder Judiciário. A ameaça de um novo Golpe Militar, que antes era velada, agora tornou-se plenamente plausível, explícita até, eu diria. E esse ódio abstrato contra a "impunidade" e, sobretudo, contra a "corrupção" nunca foi na verdade contra a corrupção. O ódio sempre foi contra o PT, contra Lula, contra a esquerda e contra a redução das injustiças sociais num país de herança colonial e escravocrata. É um absurdo sem tamanho essa chantagem das nossas elites através da imprensa e das Forças Armadas contra o Poder Judiciário. Será que as nossas oligarquias que controlam a mídia corporativa perderam a noção do perigo até para elas mesmas que representa esse tipo de transgressão da ordem democrática institucional? Até mesmo os bonecos que simbolizavam os ministros do STF foram queimados em praça pública em clara mensagem de ameaça. Será que o medo de Lula ser presidente é tão grande que além da sua condenação SEM provas por crimes pífios, ainda ameaçam dar um Golpe Militar caso seu habeas corpus não seja negado?

Eles estão voltando...

O Brasil não pode continuar sendo uma república bananeira quintal dos EUA. Temos que ser grandes. E para sermos grandes, temos que respeitar a democracia. Onde já se viu em algum país civilizado do mundo generais pressionarem uma Suprema Corte Federal? Isso seria considerado, no mínimo, motim. Mas pior que tudo isso é a nossa imprensa golpista e elitista que age como agente central do golpismo, defendendo os interesses das grandes corporações, dos bancos privados, dos rentistas e de oligarcas do mundo inteiro que têm muito interesse em manter nós, brasileiros, alienados, explorados, pobres e com complexo de vira-latas. Deveria ser contra isso que os nossos verdadeiros patriotas deveriam se rebelar – e não contra a Constituição Federal.

5 comentários:

  1. você acha que teremos uma ditadura militar ?

    ResponderExcluir
  2. O Brasil precisa de uma revolução, que derrube um governo golpista, liberte os presos políticos e instaure um nove regime que se foque na justiça social, no combate a desigualdade e aonde haja liberdades civis e políticas!

    ResponderExcluir
  3. Este é sem duvida no minimo um dos melhores blogs da internet brasileira.Mas eu ainda tenho fé que o Lula conseguira ser presidente sim.

    ResponderExcluir