segunda-feira, 7 de maio de 2018

A nossa classe média é a mais burra do mundo 2


A respeito do post anterior, algumas pessoas me perguntaram porque eu estava "defendendo o comunismo", já que eu me declarei tanto anarquista como social democrata. Enfim, não achei que fosse necessário explicar isso, mas o que eu quis dizer naquele post que critico a burrice da classe média macarthista foi que a classe média é burra porque ela odeia algo que não conhece. A classe média odeia o comunismo porque acha que o comunismo é aquela caricatura deformada criada pelos MBL, Ilisp, Spotniks e Olavos da vida. Nos países comunistas, apesar de todos os problemas que existiam, o que era expropriado pelo Estado eram os latifúndios e grandes meios de produção. Diferentemente do que diz a direita acéfala brasileira, o comunismo não "roubava de quem produz para dar aos vagabundos". Era exatamente o oposto. E se ocorresse a mesma coisa que ocorreu na URSS ou em Cuba aqui no Brasil, nenhum membro da classe média perderia seus bens de consumo ou suas moradias. Teríamos apenas um país menos desigual. Foi só isso que eu disse. Uma coisa é achar o comunismo um sistema menos pior que o capitalismo, outra coisa é defender o comunismo como solução.

Assim é a nossa classe mérdia média

Para mim, o sistema ideal é o anarquismo baseado no modelo de sustentabilidade do Projeto Vênus. Esse é o sistema perfeito na minha opinião. Mas como trata-se de um sistema utópico, então o que há na nossa realidade tangível mais próximo de um sistema ideal é a social democracia escandinava, já que ela se trata de uma espécie de sistema misto. A social democracia é um sistema capitalista com menos desigualdades. Dentre os males, é o menos pior. Apesar do bem-estar social ser um modelo reformista (que mantém as estruturas do sistema capitalista), ele ao menos permite o mínimo de dignidade para a maioria da população.

Pois bem, continuo afirmando que a nossa classe média é a mais burra do planeta, porque ela não conhece nem história, nem sociologia, nem antropologia e muito menos política. Afinal, uma classe média que morre de amores por Bolsonaro, que acha que o nazismo era de esquerda, que é macarthista fanática e que aceita caladinha as reformas neoliberais não pode ser apenas burra: é muito masoquista também.

2 comentários:

  1. Voce vio a greve dos professores publicos de jaboatao as escolas pararam na quinta . vice poderia falar sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Vc alguns documentários/filmes sobre líderes socialistas/comunistas

    ResponderExcluir