domingo, 20 de maio de 2018

Correr faz bem para o corpo e para a mente


Faz aproximadamente quatro meses que eu comecei a correr. Antes desses quatro meses, eu estava sedentário há mais de 10 anos. E nos últimos 4 anos, eu sequer caminhava. Foi aí que após uma consulta médica, descobri que eu estava dentro de um grupo de risco: colesterol alto, triglicerídeos alto, gordura no fígado, obesidade e quase pré-diabético. A minha médica me orientou uma dieta e disse que eu precisava fazer atividade física não apenas para reduzir os fatores de risco, mas também para melhorar a minha qualidade de vida. Foi aí que eu pensei de cara numa das minhas atividades físicas favoritas: a corrida. Mas antes de voltar a correr, comecei a assistir vários vídeos sobre corrida no YouTube para ter alguma orientação inicial. Eu disse 'voltar a correr' porque quando eu tinha meus 17, 18 anos, eu jogava vôlei, corria e caminhava todos os dias. Mas depois que entrei para a faculdade, fiquei sedentário. Pois bem, entre todos os materiais sobre corrida que assisti, os vídeos que mais me incentivaram foi do Dr. Drauzio Varella, que começou a correr aos 50 anos e continua a correr até hoje. Foi aí que eu pensei que este era o grande momento para voltar a correr. Esta então foi a grande chance que tive de voltar à minha velha forma. E não desperdicei a oportunidade: voltei a correr como nunca.


Como voltei a correr
No começo, eu apenas caminhava por cerca de 20 minutos. Depois foi que eu comecei a correr progressivamente. O máximo que aguentei correr na primeira vez foi durante 1 minuto e 40 segundos. Mesmo correndo devagar, terminei a corrida quase sem fôlego, com as pernas queimando e com uma dor horrorosa no abdômen superior (a tal dor de veado). Isso ocorreu devido aos meus músculos estarem quase atrofiados, à minha respiração incorreta durante a corrida e também por causa do sobrepeso que massacrava meus músculos e articulações. No dia seguinte dessa primeira corrida, minhas pernas doíam abominavelmente devido a esse esforço que foi muito grande para um sedentário como eu que estava sofrendo pela primeira vez na vida com obesidade (31 do IMC, no caso).
Enfim, a partir daí, passei a ter disciplina e resolvi seguir um treinamento de 3 a 4 corridas por semana. Quando passei a aguentar correr 2 minutos, fiz o treino intervalado de 2 minutos correndo e 3 caminhando. Mas nem isso eu conseguia. Quando eu chegava na segunda ou terceira sessão do treino intervalado, tinha que parar tudo porque as pernas doíam demais. Enfim, com o passar do tempo, fui conseguindo aumentar o tempo até chegar aos 7 minutos de corrida. E esse momento foi um divisor de águas, porque tive muita dificuldade para passar dessa barreira dos 7 minutos e também acabei me lesionando nesse período e fiquei quase 3 semanas sem correr. Quando voltei a correr, só aguentei 4 minutos. Porém, treinando de forma consistente e variando entre treinos alternados, de resistência e de velocidade, fui aumentando meu tempo de corrida. Foram 7, 9, 13, 17, até conseguir chegar aos 20 minutos ininterruptos de corrida.
Nesse processo todo, perdi mais de 8 quilos e melhorei meus níveis de triglicerídeos, glicose e colesterol. Hoje, a minha pressão arterial está controlada, tenho mais fôlego, mais resistência nos membros inferiores e até o meu humor melhorou. Descobri então que a atividade física é o melhor remédio que existe. Quando termino uma corrida, vem aquela sensação de bem-estar, de felicidade e de satisfação pessoal por ter me superado em atingir um objetivo.
Minha meta é correr em ritmo intenso por pelo menos 30 minutos quatro vezes na semana. Se eu conseguir isso, posso, quem sabe, disputar alguma maratona ou virar atleta. Enfim, as possibilidades são infinitas.


Correndo e aprendendo
É por isso que eu recomendo que as pessoas façam atividade física, porque a vida sedentária é muito ruim. O sedentarismo é um veneno que mata aos poucos. A corrida está fazendo uma verdadeira revolução na minha vida. As pessoas percebem que estou mais magro, porque as roupas ficaram mais folgadas e a minha circunferência abdominal está visivelmente menor. E isso não há remédio ou produto do Polishop no mundo que faça você conquistar. Emagrecer de forma saudável é uma coisa fantástica, porque a gente não volta a ganhar peso e nem coloca a saúde em risco. A atividade física juntamente com uma alimentação equilibrada e supervisionada por um médico ou nutricionista sempre trarão bons resultados. Portanto, se você está sedentário e puder fazer uma atividade física, mesmo que seja uma caminhada, tire meia hora que seja por dia para esticar as pernas. Os resultados serão maravilhosos e você não vai se arrepender. Sua saúde física e mental agradecerá.

0 comentários:

Postar um comentário