sábado, 28 de janeiro de 2017

Esquerdomacho: mais um rótulo maniqueísta


Esquerdomacho, para quem não sabe, nada mais é que um neologismo criado para designar um homem de esquerda que seja machista. Apesar do machista de esquerda ser, no geral, um lobo em pele de cordeiro, esse rótulo tem um pequeno problema. Eu não veria nada demais com este rótulo se houvesse outro termo complementar: o direitomacho ou o destromacho para se referir também aos machistas da direita. Mas esse rótulo simplesmente não existe para a direita. Pelo que tenho percebido, o sufixo 'macho' é usado geralmente por feministas para atacarem apenas os machistas da esquerda. E você sabe o porquê de apenas os homens de esquerda receberem esse 'apelido' infame?

A razão do termo esquerdomacho existir é muito simples: maniqueísmo político. Quem usa esse rótulo normalmente são as pessoas de esquerda que enxergam uma contradição no fato de um homem ser de esquerda e ser machista ao mesmo tempo. Isso porque a esquerda, segundo os próprios esquerdistas, pertence ao lado "bom" da história. O problema disso é que com essa atitude, a esquerda passa a agir de forma parcial ao combater o machismo. Decidir que ser machista é um defeito apenas para os homens do lado "certo", ou seja, da esquerda, é uma ideia maniqueísta e equivocada. Os homens de direita – por estarem do lado "errado" ou "mau" – acabam ficando isentos de rótulos e acabam, inconscientemente, achando que ser machista não é um problema também para a direita. Porém, ser de direita e ser machista também é uma grande contradição, uma vez que os liberais e libertários visam a liberdade entre os seres humanos. E nada é mais escravizador para homens e mulheres do que o machismo.


O que precisa ser dito para os desavisados é que ser de esquerda e ser machista é muito mais uma regra do que uma exceção. Isso porque a maioria das pessoas da nossa sociedade são machistas, independente de ideologia política. Quase sempre os homens de esquerda tendem a colocar as questões de classe acima das questões de gênero, deixando em segundo plano o feminicídio, a violência doméstica, a violência sexual e o patriarcado. Sem contar que o termo esquerdomacho não é exatamente uma contradição. Historicamente, o machismo sempre esteve presente na esquerda política. Na URSS, apesar das diversas políticas igualitárias, todos os secretários-gerais, primeiros-secretários, primeiros-ministros e presidentes foram homens. A Revolução Cubana, por sua vez, foi praticamente inteira feita por homens. Até a Coreia do Norte praticamente só tem homens no poder. Então a esquerda sempre foi meia esquerdomacha mesmo. Infelizmente, não é uma contradição ser machista e de esquerda, mesmo a esquerda tendo em sua essência o foco na luta pelos direitos dos grupos oprimidos.
Enfim, essa história toda só mostra uma coisa: que as feministas, em sua maioria, são de esquerda e elas se ressentem por ver tantos homens machistas na esquerda militando ao lado delas. 
Combater o machismo na esquerda é absolutamente imprescindível. Mas combater apenas o machismo da esquerda é um erro fatal. O machismo precisa ser combatido em todos os lados e em todas as posições políticas. De que adianta não termos mais homens de esquerda machistas, mas termos o resto da sociedade inteira exalando sexismo por todos os poros?


Concluindo...
É claro que é compreensível que como a esquerda, de um modo geral, luta por igualdade entre todas pessoas, ela seja consequentemente contra o machismo também. Só que combater o machismo apenas na esquerda, como foi dito, é algo ruim, porque quem não é de esquerda não se sente na obrigação de lutar contra o sexismo. Fora o maniqueísmo a que isso induz. A própria direita gosta de usar esse termo 'esquerdomacho' para todos os homens de esquerda como forma de rebaixá-los por serem de esquerda.
Devemos lutar para extinguir o machismo em todos os lugares, porque isso seria, inclusive, mais democrático. Se uma mulher quiser ser de direita, ela terá que aturar um bando de machistas ao lado dela? Se a direita ganhar uma eleição, teremos que aturar um machismo institucionalizado? É claro que não. Então vamos desconstruir o machismo onde quer que ele esteja, seja na direita, na esquerda, na diagonal, em cima ou embaixo.

PS: Estou desconsiderando o xingamento de "esquerdomacho" quando ele é usado pela ala radical do feminismo misândrico. Aliás, já abordei isso em outra postagem. O feminismo separatista, por exemplo, não quer que homens sejam feministas, portanto, todo homem de esquerda é um esquerdomacho para elas.

Um comentário:

  1. omens sendo lixomens, o sexo masculixo nunca surpreende

    parabéns poços de fimose, por estarem estragando a pouca qualidade q resta do planeta

    isso q dá não abortar fetos anencéteros, crescem e viram essas imundícias: omen, mascu e étERRO

    o mundo já tá cheio de enfiarem tanto heterossexualismo goela baixo

    ResponderExcluir