quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O tamanho do racismo no Brasil


Hoje eu estava pensando em escrever um post tratando sobre um tema mais leve, videogames, talvez. Mas logo pela manhã, ao acessar o Facebook, me deparei com uma publicação da página do programa Roda Viva que me deixou absolutamente estarrecido. A postagem tratava-se de um vídeo onde a jornalista e atriz Elisa Lucinda denunciava os casos de racismo e de desigualdade racial no Brasil. Até aí tudo bem, o vídeo é reflexivo e mostra que há uma desigualdade abissal entre brancos e negros. Inclusive, foi lembrado que mulheres negras chegam ao ponto de receber menos anestesia que as brancas nos hospitais. O problema dessa postagem foram as centenas de comentários racistas, reacionários e criminosos que foram postados por lá. Eu li algumas poucas dezenas de comentários e eles foram suficientes para embrulhar o meu estômago. Foi como se eu tivesse jogado ácido sulfúrico nos olhos. Apesar de ter um ou outro comentário sensato contra o racismo, a maioria que comentou foi responsável por um verdadeiro show de horrores. O vídeo segue abaixo:



Para se ter uma ideia, os comentários mais cordiais diziam que os participantes do programa eram de "extrema esquerda", que era tudo vitimismo, que era "ditadura negrista", que aquilo era discurso de "preguiçoso", que era "doutrinação", que era "racismo reverso", que cotas são "privilégio", que era "mimimi", que era mentira, que racismo não existe, etc. Isso sem contar com as relativizações, deboches, piadas e ofensas que foram escritas aos montes. Ora, as pessoas ao invés de se solidarizarem a favor da causa diante do massacre que os negros sofrem neste país, preferem atacar covardemente a interlocutora e desqualificar o tema e o debate. Será que não basta todo o preconceito, discriminação, humilhação e exclusão que os negros sofrem neste país?
Esse show reacionário só serviu para mostrar o quão racistas nós somos, o quão racista é a nossa cultura e o quanto estamos longe de ser uma sociedade igualitária. Um exemplo emblemático disso foi do catador de recicláveis Rafael Braga que foi preso por portar uma garrafa de Pinho Sol. Rafael foi tratado como criminoso simplesmente por ser pobre, negro, excluído e morador de rua em uma sociedade elitista, racista e desigual.


Acho que vou precisar tirar novas férias deste Facebook, porque essa rede social transformou-se num espaço tomado por pessoas idiotas, preconceituosas e sem qualquer maturidade para o debate. Já o racismo precisa ser combatido incansavelmente para que possamos viver numa sociedade minimamente civilizada. Não podemos deixar de lutar e de acreditar num mundo mais justo para todos.


3 comentários:

  1. O racismo no Brasil existe sim, mas é de leve pra moderado.
    Não é este terror imenso que vocês negristas e esquerdista falam não.Volto a afirmar, o racismo no Brasil existe? Sim existe mas não é tudo isso que vocês falam não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, veja pelo lado bom: pelo menos você reconhece que existe racismo no Brasil.

      Excluir
  2. wellington eu sei que não e nesse post mais aquela noticia qua kadafi ajudou lula so me deu mais orgulho o lula

    ResponderExcluir